AIDS (Acquired immunodeficiency Syndrome) é a conseqüência tardia ou estagio final de uma doença causada por uma infecção viral pelo HIV, que ataca o sistema imunológico, deixando a mais fraca e vulnerável a outras doenças oportunistas.
SIDA ( Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida) é uma sigla em português, pouco utilizada e conhecida, que designa a essa síndrome viral.
O que é o HIV?
HIV é a sigla em inglês (Human Immunodeficiency Virus) do vírus da “Imunodeficiência Humana”, que ataca o sistema imunológico responsável pela defesa do organismo a doenças e outros microorganismos.
Como ele consegue penetrar na célula?
O vírus apresenta um envelope lipoproteico externo, que contém um capsídio constituído por proteínas e dentro contém seu genoma viral ( RNA de cadeia simples ) e as enzimas transcriptase reversa e integrase, responsável pela integração do DNA viral no cromossomo da célula hospedeira.
O envelope viral apresenta glicoproteínas especiais que permitem a ligação a receptores presentes na membrana das células hospedeiras
Mas como esse vírus atua no organismo?
As células mais infectadas são os glóbulos brancos ou linfócitos T CD4+. Após o vírus se fixar na célula hospedeira por meio do mecanismo chave-fechadura, ele se funde a membrana celular formando um envelope, onde o invasor será "mascarado", a fim de penetrar o citoplasma e liberar seu RNA e suas enzimas.
Em seguida, altera o DNA dessas células produzindo cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, o HIV rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas causadas por microrganismos, que normalmente não seriam capazes de causar males em pessoas que com um sistema imune normal.
Pessoas com AIDS possuem menos de 200 células de T CD4+ por milímetro cúbico de sangue, quantidade 5x menor de uma apresentada por organismo sadio.
Vídeo explicando como o HIV atua no organismo infectado: https://www.youtube.com/watch?v=9GHliThCgt8
BIOLOGIA EM AÇÃO
O vírus HIV é classificado como RETROVÍRUS, que corresponde a um grupo cujo material genético é constituído por RNA. Eles possuem uma enzima chamada transcriptase reversa, que faz (como o nome indica) uma transcrição inversa, produzindo ( transcrevendo ) uma molécula de DNA a partir do seu RNA. É importante lembrar que a transcrição, que ocorre normalmente em todos os outros seres vivos, consiste na síntese de RNA a partir do DNA. Uma vez produzido o DNA, este se integra ao cromossomo da célula infectada e ocorre a síntese de proteínas virais, seguindo o processo normal da síntese proteica (DNA – RNA – proteína).


Nenhum comentário:
Postar um comentário