Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Por que a Aids é tabu no Brasil?

O silêncio que pode ser fatal


É evidente que o tema “Aids/HIV” é um tabu no Brasil apesar de todos os avanços em torno do tratamento e do diagnóstico desta imunodeficiência.
O problema é que tratar disso como tabu causa um silenciamento que pode ser fatal para quem porta o vírus, isso porque acaba dificultando o diagnóstico, que quanto mais precoce for, melhor será para o paciente.
Dentre os fatores que tanto atrapalham o diagnóstico está o medo da morte e o sofrimento físico e emocional e ainda por causa do preconceito que relaciona o HIV a promiscuidade e ao uso de drogas ilícitas.
Não se nega que houve um aumento na quantidade de exames realizados no Brasil, já que em 2011 houve um total de 6,3 milhões, quase o dobro de exames registrados no ano de 2005.
Entretanto, muita gente não sabe que está infectado, pois o Ministério da Saúde confirma números de aproximadamente 530 mil soropositivos no país, sendo que destes, 135 mil desconhecem que estão com a doença.
A aids leva em média de 6 a 7 anos para dar os sintomas. O diagnóstico precoce, seguido do tratamento diminui consideravelmente a agressão do vírus ao corpo. Sem contar que ao diagnosticar, fica mais fácil adotar medidas preventivas a fim de não transmitir o vírus para outras pessoas e até mesmo não se infectar com outros subtipos do inimigo, o que pioraria a situação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Todos os direitos reservados.DESIGNING DREAMS TEMA BASE GRATUITO
Criado por:CRIS DUARTE .Proibido Comercializar